Ir para conteúdo

Qual seu projeto de vida?

Você tem um projeto para a sua vida? Você sabe o que é projeto? Eu te conto aqui pra você começar a pensar sua vida com base em pequenos e grandes projetos e fazer tudo acontecer. Antes de fazer o curso de especialização em Gerenciamento de Projetos, que é um dos MBAs da FGV – Fundação Getúlio Vargas, eu tinha muitas ideias na cabeça, mas pouco conhecimento para executar esses sonhos, desejos, objetivos. Depois do curso, a minha vida passou a ser mais realidade do que imaginação.

Projeto é todo o esforço de tempo e dinheiro gasto para atingir um objetivo, que tem um prazo de duração. Eu vejo a vida como um projeto, o maior da nossa história. Todos nós iremos morrer um dia. Que tal pensar o que fazer com a sua vida para que ela seja a melhor possível. É preciso sair do automático, pensar em ideias que nos tragam satisfação, desde a financeira à realização profissional.

Um bom projeto transforma ideias em realidade

Como sair do automático? Depois de ter as ideias, que são as nossas bússolas, vamos priorizar o que devemos fazer primeiro e por quê? Daí passamos para a etapa de planejamento, que envolve uma série de atividades, que devem ser feitas para alcançar a meta. Com um cronograma, podemos classificar quais atividades devem ser cumpridas primeiro, para que as seguintes tenham melhor desempenho. O famoso “não coloque o carro na frente dos bois”. Depois teremos que pensar quais o riscos positivos e negativos para o projeto. São muitas ferramentas que nos possibilitam um projeto de sucesso, como a identificação das nossas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Você pode estar de perguntando: Como tirar a ideia da cabeça? Como desenvolver um projeto? Temos que pensar na documentação necessária para algumas etapas, como contratos de aluguel, carteira de habilitação, certificação, passaporte, curso, treinamento, aperfeiçoamento, sempre de acordo com o tipo de projeto.

Projeto não é só colocar a ideia no papel, como muita gente pensa. Esses pontos que citei acima, são apenas alguns, mas existem muitos outros que facilitam a execução do planejamento e depois, o controle do projeto. Aí já deixo claro que projeto não é só colocar uma ideia no papel. Por exemplo: se o seu projeto é abrir uma padaria, ele começa com a ideia e depois termina com a abertura das portas. Todas as etapas fazem parte do projeto, tanto a que está no “papel”, quanto a execução da obra, a contratação de funcionários, etc.

O projeto não é só que está no papel

Terminar uma maratona é o projeto de muitas pessoas que gostam de correr provas de rua, mas é preciso um planejamento de treinos, os treinos propriamente ditos, até correr os 42 quilômetros. Quando o corredor cruzar a linha de chegada, ele terá concluído o projeto. Mas se ele quiser, pode acrescentar mais etapas, como ter a recompensa de passar um fim de semana descansando num SPA, ou fazer uma festa com amigos para comemorar. Ele pode ainda ter um momento para analisar o projeto, se foi dentro do esperado, o que ele poderia fazer diferente.

Essa é uma introdução ao tema Gerenciamento de Projetos, para você entender que é possível usar técnicas para tirar sua ideia da cabeça e fazer acontecer de forma mais segura e tranquila. Conheça meus projetos e mandem perguntas nos comentários do blog que terei prazer em responder. Você pode me achar também nas redes sociais, como Instagram (clique). Quando eu decidi largar meu emprego no Brasil e mudar para a Alemanha, eu elaborei um projeto e organizei todas as etapas para que a mudança desse certo. E foi tudo muito tranquilo. Apesar de ter muitas etapas para cumprir, tudo fluiu bem.

Viagem para a Alemanha. Projeto deu certo

Hoje, estou desenvolvendo mais um projeto, que é me tornar um jornalista produtor de conteúdo para a internet. Tenho feito cursos para aprender sobre a linguagem da internet e para conhecer melhor as plataformas. Também desenvolvo um projeto no You Tube Mudar é Possível (clique), para contar como ocorreu minha mudança de vida, quando parti em busca de mais qualidade de vida.

Playlist com temas sobre mudança de vida.

Já concluí a primeira etapa, que foi a publicação de vídeos contando a minha experiência pessoal e dando dicas para as pessoas encontrarem seu caminho para a mudança. Agora, vamos começar uma nova etapa. Eu explico melhor nesse vídeo aqui -> Meus Planos para a Internet.

Novos passos do projeto Mudar é Possível

Se ficou interessado no assunto Gerenciamento de Projetos, fica ligado no meu blog, porque irei trazer muito conteúdo interessante e prático para você tirar as ideias da cabeça e começar lindos projetos, que podem ser grandes ou pequenos. O importante é que eles mudem sua vida para melhor, com propósito.

Augusto Medeiros – Jornalista / Gerente de Projetos

Augusto Medeiros tem formação como especialista em gerenciamento de projetos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas – eleita a melhor instituição superior de negócios do Brasil. Depois de acumular, na prática, uma vasta experiência em projetos jornalísticos, com a realização de milhares de reportagens, ao longo de 20 anos de atuação no jornalismo, dedicou-se aos estudos voltados ao planejamento, execução e controle de projetos. A pós-graduação teve duração de 18 meses, com grade curricular em diversas áreas, como gestão estratégica, riscos, cronograma, comunicação, marketing, ética, qualidade, contratos e negociação.

Augusto Medeiros Ver tudo

Jornalista brasileiro, escreve sobre comunicação, viagem, cultura e desenvolvimento humano. Trabalhou 17 anos como repórter de televisão, no Brasil. Atualmente, é baseado em Berlim. É gerente de projetos pela FGV e também é ator e roteirista.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: