Ir para conteúdo

Exposição fotográfica atravessa oceano

A exposição “Ação do Instante“, do fotógrafo Luciano Lima JR, que estreou no Memorial da República Presidente Itamar Franco, da UFJF, em Minas Gerais, no Brasil, agora está em Berlim, intitulada “Brasil em Chamas”. A estreia na Alemanha será na próxima sexta-feira, dia 21, no Festsaal Kreuzberg, a partir das 18 horas. Dezessete fotografias estarão expostas durante a festa Matinê, da Bossa FM, empresa especializada na promoção da cultura brasileira na Europa, que já trouxe para a capital da Alemanha, shows como dos artistas Crioulo, Johnny Hooker e Liniker.

A série documental do artista Luciano Lima JR é um registro histórico dos protestos que tomaram conta do Brasil, em 2013, um ano antes da Copa do Mundo no país. Começaram com as manifestações, em São Paulo, contra o aumento de 20 centavos no preço das passagens e depois, ganharam uma pauta extensa de reivindicações.

Jovem mascarado é registrado por Luciano JR nas ruas de Belo Horizonte

Em Juiz de Fora, dois anos atrás, o Luciano me mostrou, acidentalmente, as fotos, que estavam esquecidas em um HD. Enquanto jornalista, fiquei bastante impressionado com o valor documental do trabalho, que tem importância histórica sobre um dos momentos mais emblemáticos do Brasil. Foram vários dias de protestos. Em apenas um dia, cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram das manifestações.

Luciano protestou ao seu estilo, na época com 23 anos de idade. “Eu morava perto da Lagoa da Pampulha e vi na televisão que eles passariam por ali. Não tive dúvida, peguei a câmera e fui. Nunca me senti tão vivo em toda a minha vida”, lembrou o artista mineiro, de Belo Horizonte, em entrevista para o jornal Tribuna de Minas. Luciano não tinha intenção de fazer fotos para jornais, nem mesmo para uma exposição. A motivação veio do amor pela fotografia.

A festa

A Matinê, como todos os eventos promovidos pela Bossa FM, é uma festa que vira ponto de encontro de brasileiros em Berlim. Mas também é uma oportunidade para os europeus conhecerem a cultura brasileira. A festa acontece em Kreuzberg, um bairro descolado da cidade, que é a paixão dos artistas. O Festsaal é um lugar muito agradável, com bar e restaurante que ficam no meio de um jardim e tem apresentação de DJs, tocando música brasileira.

Categorias

Berlim, Blog, Cultura

Tags

Augusto Medeiros Ver tudo

Jornalista brasileiro, escreve sobre comunicação, viagem, cultura e desenvolvimento humano. Trabalhou 17 anos como repórter de televisão, no Brasil. Atualmente, é baseado em Berlim. É gerente de projetos pela FGV e também é ator e roteirista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: