Ir para conteúdo

Por que o lobo-guará merece a homenagem na nota de 200 reais? Relembre na reportagem do JN

Em agosto de 2014, fiz uma reportagem para o Jornal Nacional sobre o aumento da população do lobo-guará, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Com a notícia do lançamento da nota de 200 reais, com a imagem do lobo-guará, minha memória resgatou os lindos momentos que tive ao lado do lobo Bolt, capturado por algumas horas para estudo. Uma experiência inesquecível, porque pude aprender mais sobre o animal, ameaçado de extinção. Quando ele estava sedado, não só cheguei pertinho, como pude tocá-lo.

Acompanhamos todo o procedimento dos pesquisadores, desde a captura, os exames e a soltura dele no cerrado. Clica aqui para ver a reportagem do JN . Vocês poderão conhecer um pouco mais sobre o lobo e o trabalho feito pelo Instituto Pró-carnívoros para preservar a espécie, ameaçada de extinção. Clique aqui para ter acesso à página do projeto de preservação do lobo.

A pesquisa para escolher os animais para novas cédulas foi feita em 2001 e a população escolheu o lobo-guará em terceiro lugar. O animal ficou para um projeto reserva e agora está estampado nas cédulas de 200 reais.

Realizei várias reportagens na Serra da Canastra sobre a preservação do lobo-guará. Foi impossível não me apaixonar pelo seu jeitinho tímido e desengonçado de andar.

Categorias

Blog

Augusto Medeiros Ver tudo

Jornalista brasileiro, escreve sobre comunicação, viagem, cultura e desenvolvimento humano. Trabalhou 17 anos como repórter de televisão, no Brasil. Atualmente, é baseado em Berlim. É gerente de projetos pela FGV e também é ator e roteirista.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: